Rui Biriva viveu até os 10 anos de idade no Distrito da Esquina Eldorado, em Horizontina. Aos 14 anos, venceu o Festival Estadual Estudantil da Canção. Mudou-se ainda jovem para o Paraná, onde fez o curso de Direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 1978. Não chegou a concluir o curso e, após morar em São Paulo, retornou ao Rio Grande do Sul.
O nome artístico foi adotado após a gravação da canção "Birivas", de Airton Pimentel, com a qual venceu o festival Seara da Canção Gaúcha, em 1982. Biriva é como é chamado o tropeiro de gado no Rio Grande do Sul.
Em 1984, venceu a Seara da Canção Nativa de Carazinho, com a música "Santa Helena da Serra", composta em parceria com José Luiz Vilela.
Em maio de 1987, gravou o seu primeiro álbum: Cantar, produzido por Ayrton dos Anjos, pela Continental Discos.
Rui apresentou programas nas rádios: FM Cultura (Um Bom Dia Meu Rio Grande) e Festança Rural na rádio Rural. Em televisão esteve à frente do Mateadas na TV Assembléia e atualmente comandava o Paralelo Sul, aos domingos na TVE e Estrada do Sul na Rádio Rural.
Das premiações mais recentes de sua carreira, destacam-se: Cidadão de Destaque da cidade de Horizontina, Top Of. Mind, da Revista Amanhã por duas vezes na categoria Cantor Regionais e Troféu Guri, do Sistema RBS.
Morreu na noite desta segunda (25), o cantor e compositor gaúcho Rui Biriva, aos 53 anos de idade.
O músico foi internado no Hospital das Clínicas de Porto Alegre no dia 14 de abril para uma neoplasia no intestino grosso, mas não resistiu.
A morte do cantor abalou seus fãs e repercutiu no Twitter, deixando o nome do cantor na lista dos 10 assuntos mais comentados da rede social.
No perfil oficial de Rui Biriva, foi postado uma mensagem lamentando a morte do cantor. "O Brasil, o Rio Grande e a Nação Gremista perdem o talento de Rui Biriva, nosso eterno Cônsul Itinerante".
O Cantor de grandes sucessos como Santa Helena da Serra, Tchê Loco, Castelhana, Quebrando Tudo, Chama a Mãe que o Pai ta Loco, Canção da Amizade deixa mulher e seu filho de 16 anos
O corpo Rui Biriva foi velado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre hoje (26) pela manhã e partirá para Horizontina.
Lá, na Câmara de Vereadores do Município, haverá o velório até o sepultamento na quarta-feira, às 10h.
A Família agradece aos músicos, fãs e amigos neste difícil momento.


Nenhum comentário:
Postar um comentário