terça-feira, 26 de abril de 2011

Adeus ao Tchê Loco!!!

Num dia 28 de outubro de 1958, nascia, em Horizontina, RS, Rui da Silva Leonhardt, mais conhecido pelo nome artístico de Rui Biriva.
Rui Biriva viveu até os 10 anos de idade no Distrito da Esquina Eldorado, em Horizontina. Aos 14 anos, venceu o Festival Estadual Estudantil da Canção. Mudou-se ainda jovem para o Paraná, onde fez o curso de Direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 1978. Não chegou a concluir o curso e, após morar em São Paulo, retornou ao Rio Grande do Sul.
O nome artístico foi adotado após a gravação da canção "Birivas", de Airton Pimentel, com a qual venceu o festival Seara da Canção Gaúcha, em 1982. Biriva é como é chamado o tropeiro de gado no Rio Grande do Sul.
Em 1984, venceu a Seara da Canção Nativa de Carazinho, com a música "Santa Helena da Serra", composta em parceria com José Luiz Vilela.
Em maio de 1987, gravou o seu primeiro álbum: Cantar, produzido por Ayrton dos Anjos, pela Continental Discos.

Rui apresentou programas nas rádios: FM Cultura (Um Bom Dia Meu Rio Grande) e Festança Rural na rádio Rural. Em televisão esteve à frente do Mateadas na TV Assembléia e atualmente comandava o Paralelo Sul, aos domingos na TVE e Estrada do Sul na Rádio Rural.
Das premiações mais recentes de sua carreira, destacam-se: Cidadão de Destaque da cidade de Horizontina, Top Of. Mind, da Revista Amanhã por duas vezes na categoria Cantor Regionais e Troféu Guri, do Sistema RBS.

Morreu na noite desta segunda (25), o cantor e compositor gaúcho Rui Biriva, aos 53 anos de idade.

O músico foi internado no Hospital das Clínicas de Porto Alegre no dia 14 de abril para uma neoplasia no intestino grosso, mas não resistiu.



A morte do cantor abalou seus fãs e repercutiu no Twitter, deixando o nome do cantor na lista dos 10 assuntos mais comentados da rede social.

No perfil oficial de Rui Biriva, foi postado uma mensagem lamentando a morte do cantor. "O Brasil, o Rio Grande e a Nação Gremista perdem o talento de Rui Biriva, nosso eterno Cônsul Itinerante".

O Cantor de grandes sucessos como Santa Helena da Serra, Tchê Loco, Castelhana, Quebrando Tudo, Chama a Mãe que o Pai ta Loco, Canção da Amizade deixa mulher e seu filho de 16 anos


O corpo Rui Biriva foi velado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre hoje (26) pela manhã e partirá para Horizontina.
Lá, na Câmara de Vereadores do Município, haverá o velório até o sepultamento na quarta-feira, às 10h.

 A Família agradece aos músicos, fãs e amigos neste difícil momento.



Eu já vou, já vou amigo.
Vou voltar pro meu rincão
Quem eu quero vai comigo
Dentro do meu coração

Eu já vou, já vou amigo.
Quem vai, sente e sofre mais.
A saudade é um castigo
Pra quem fica e pra quem vai

E o caminho aonde eu sigo
Parece não voltar mais
Eu já vou, mais volto amigo.
Porque a estrada a gente faz

Descanse em paz Tchê Loco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário